1

Governo do RN lança novo Portal de Bibliotecas do Estado

O novo Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte (Portal BIB-RN) foi lançado na manhã desta sexta-feira (14) na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e EGRN.

O Portal reúne digitalmente o acervo bibliográfico de 18 instituições públicas do Rio Grande do Norte e é gerenciado pelo Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi). Tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das bibliotecas que se beneficiam com as vantagens da catalogação cooperativa e do compartilhamento de informações, promovendo a difusão do acervo de cada instituição participante. Através do BIB-RN, as pessoas podem pesquisar livros e documentos de forma mais rápida, além de realizar buscas filtradas de cada instituição cadastrada.

A abertura do evento ficou sob responsabilidade do subsecretário de Recursos Humanos da Searh, Werbert Benigno Moura, e da diretora da EGRN, Socorro Ferreira. “Nossas ações sempre foram no sentido de que este Portal acompanhe a evolução tecnológica de modo a contribuir no processo de competência técnica e qualificação dos nossos servidores”, disse Socorro Ferreira.

A diretora da EGRN explicou o porquê do relançamento do Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte. “A evolução no mundo diariamente cresce, aumenta, avança, principalmente no que diz respeito à tecnologia. O Portal BIB-RN está sendo relançado hoje com uma nova configuração, novas ferramentas; incluindo aquelas que não existiam quando ele foi lançado originalmente, em 2010”, frisou.

A secretária de Estado da Educação, Cláudia Santa Rosa, também presente na solenidade, desejou sucesso ao Portal e afirmou que é compromisso do Governo fortalecer a política de promoção da leitura nas escolas, que envolve naturalmente as bibliotecas. “Eu espero que esse Portal se consolide. Seja um grande sucesso, uma referência em nosso Estado, e que brevemente a gente possa contar com toda a Secretaria de Educação, não somente com Instituto Kennedy e a Biblioteca Américo de Oliveira Costa, mas também as bibliotecas escolares”, desejou a secretária.

Na ocasião, a professora doutora Rildeci Medeiros foi convidada a palestrar sobre a importância de um portal de bibliotecas para a cultura do Estado. “[O novo BIB-RN] contribuirá para alavancar a organização de informações em rede e sua difusão, bem como uma nova cultura de trabalho para o Rio Grande do Norte, uma vez que ele reúne todo o conteúdo bibliográfico das principais instituições públicas do Estado”, disse.

“O uso de tecnologias, sobretudo, as de informação e comunicação tem permitido a mediação dos processos de acesso, recuperação e uso de informações em níveis local e nacional, haja vista a inserção desse sistema em diversas regiões do país. Isso tem proporcionado uma ampla capilaridade, uma vez que esse sistema tem chegado em diversas unidades de informação, em especial bibliotecas universitárias e, ainda, em diversos tribunais regionais do trabalho do Brasil”, continuou a palestrante.

Rildeci destacou ainda que o Siabi é reconhecido pelo uso da tecnologia a serviço da gestão da informação. “Por meio da gestão do patrimônio documental das instituições que compõem a rede, o Siabi tem promovido cada vez mais o tratamento documental, o armazenamento, a difusão, a visibilidade, o acesso e a recuperação de informações”, concluiu.

No evento, também foi exposto um vídeo em que foram explicadas as funcionalidades do Portal, tais como acessibilidade, consulta unificadas, integração com redes sociais, google maps, entre outras.

Atualmente as instituições participantes da REDE BIB-RN são: Academia de Polícia Civil do RN; Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade; Assembleia Legislativa do RN; Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa; Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde; Consultoria Geral do Estado; EGRN; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN; Escola da Magistratura do RN; Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy; Ministério Público do RN; Parque das Dunas de Natal; Procuradoria Geral do Estado; Tribunal de Contas do Estado; Tribunal de Justiça do RN; e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras instituições que possuem bibliotecas ou projetos para implantação de bibliotecas/acervos também podem integrar o Portal BIB-RN, aproveitando o benefício das vantagens da catalogação cooperativa, compartilhando informações, agilizando processos e diminuindo custos, além de difundir os próprios conteúdos de caráter bibliográficos.

Fonte: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=130399&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=NOT%C3%8DCIA

Data
23/10/2016
Instituição
Escola de Governo

Instituições