1

Durante o lançamento do Portal BIB-RN, em 17 de agosto de 2010, foram realizadas duas homenagens. Uma a professora Rildeci Medeiros, pelos relevantes serviços prestados a área de Biblioteconomia no RN. E outra a Abmael Silva, pelos complacentes serviços prestados em prol da Educação e da Cultura com a edição de livros pelo Sebo Vermelho. Abaixo, o currículo dos homenageados.

Rildeci Medeiros

Angicana, sertaneja, residente em Natal, desde 1967. Veio junto com sua família, cujo foco dos seus pais seria a educação formal dos seus cinco filhos. Suas referências primeiras de: princípios, direitos e deveres.

Foi bolsista da atual Biblioteca Central Zila Mamede, no período de 16 de junho de 1976 a 31 de dezembro de 1977, período suficiente para o seu encanto pela biblioteconomia. Neste período, era aluna do curso de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sua formação acadêmica foi feita em diversas Instituições de Ensino Superior: graduação em Letras pela UFRN (1977); graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1982); Especialização em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) e Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo (1995).


Abmael Silva

Nasceu em Várzea/RN, no povoado de Tanque do Boi. Chegou a Natal no começo dos anos 70, onde estudou no Isabel Gondim. Foi vendedor de confeitos nas praias da cidade e portas de escolas. Trabalhou em padaria, loja de discos e foi bancário durante 4 anos. No final de 1985, criou o Sebo Vermelho com a sua biblioteca pessoal, hoje em funcionamento na Avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta.

Em 1987, com o produtor cultural Dorian Lima, fundou A Franga, jornal que marcou época e circulou em 5 edições. Em 1990, em parceria com o jornalista Carlos de Souza, fez o primeiro número do Jornalzinho do Sebo Vermelho, voltado para a história e as letras potiguares, distribuído gratuitamente nos sebos e livrarias. Ainda em 90, criou a Coleção João Nicodemos de Lima, atualmente com 300 edições. Desde então vem reeditando livros clássicos da nossa história para que as novas gerações tomem conhecimento da importância do nosso passado.

Em 1996, criou o Canguleiro, jornal histórico e cultural, voltado para a revitalização do bairro da Ribeira. Dois anos depois, fez o Cascudinho, informativo exclusivo sobre o maior mestre do folclore brasileiro. Em 2001 foi homenageado pelo Conselho Estadual de Cultura, como aquele que contribuiu decisivamente em prol da Cultura Potiguar.

Em 2003, foi homenageado com o título de cidadão natalense, pela Câmara Municipal de Natal. Recentemente, foi  também homenageado com o título de cidadão Caicoense.

Abmael Silva tem Graciliano Ramos como guru. Morre de amores por Cascudo, Zé Lins, John Fante, José Bezerra Gomes, Rubem Fonseca, Clarice, Sábato e Zila Mamede.


Instituições